Qual o Sentido Biológico do Diabetes?



O diabetes trás a perda da capacidade de produzir insulina, essencial para o transporte e absorção de glicose que fornece energia para o corpo.

O sentido biológico do diabetes é impedir que o açúcar, que representa a doçura da vida, considerado perigoso, entre nas células, representando o ser mais profundo.

Pode representar a frieza e separação em muitos relacionamentos, pois o amor e a doçura têm uma relação estreita.
Como pano de fundo, pode apontar para um conflito, onde "A ternura é perigosa" ou "Não quero que o amor entre em mim" ou "O amor é tóxico, perigoso" (por exemplo: parentes que amam você, mas batem em você).

Amor e a doçura têm uma relação estreita. A criança gosta do doce, está em um período de sua vida, em que precisa de muito amor.

Já em um adulto com deficiência afetiva, tenderá a se deliciar com doces ou comidas em geral, tentando compensar essa deficiência.

No DIABETES TIPO I:
Está relacionada ao lado masculino do córtex, o direito.
A insulina não é liberada, simbolicamente, ejaculada (trazendo a função masculina) e, portanto, não chega à célula.

O que está por trás desta deficiência em liberar a insulina pode ser as frases:
"Devo resistir porque há perigo."
"A ternura é perigosa para mim."
"Não quero que o amor entre em mim."
"O amor é tóxico portanto, perigoso".

Já no DIABETES TIPO II:

Apresenta o lado feminino do córtex, o esquerdo.

A insulina está disponível, mas a célula impede sua entrada, ou simbolicamente falando, sua “penetração”, por isso é feminina.

Muitas vezes essas pessoas são hiperativas, precisam acumular energia.

Diabetes quase sempre implica: “Casa dividida por dois”. É também um corpo dividido por dois, pois “meu corpo é minha casa. Meu país e minha terra são uma extensão do meu corpo. Quando outras pessoas entram na minha casa, elas não me toleram ou eu não as tolero, isso me isolo ou elas me isolam mas eu resisto.

Pode estar associada à solidão de longa distância.

Relações frias e distantes dentro do clã ou da sociedade, que produzem isolamento.

Há uma certa noção de impotência muscular ou mental desde que haja um confronto com uma autoridade que pode ser seu país, polícia, pai, à qual a pessoa resiste, e a frase que pode atuar inconscientemente é:
"Eu quero doçura, mas recebo tortura.

Pode apresentar-se como um conflito ativo de resistência à autoridade abusiva que faz coisas repugnantes. A insulina representa autoridade.

Na Diabetes insipidus, sua função é eliminar um líquido perigoso.
Numa situação de sobrevivência ligada à mãe, pode ser necessário é necessário livrar-se de um veneno, que pode ser real ou simbólico, por exemplo, com palavras muito duras que mancham uma memória ou conflito do clã familiar.


Como a Constelação Sistêmica pode ajudar? Um exemplo do diabetes olhado através da visão sistêmica.

O Cliente constelado tem 50 anos e não consegue seguir o tratamento, come desenfreadamente, tudo aquilo que piora sua condição de saúde. Percebe-se a força que o arrasta para a morte.

Durante a Constelação, a doença, traz de volta o primeiro marido da mãe, que faleceu de forma trágica e em uma morte coletiva, onde haviam muitos outros mortos.

As Ordens sistêmicas são restabelecidas e todos agora respiram aliviados. A Doença sai do campo, liberando o cliente para que agora consiga êxito nos seus tratamentos.

Se você deseja olhar para suas doenças ou sintomas de uma forma mais profunda, marque agora mesmo sua Constelação.

Com meu mais profundo respeito, encerro por aqui!

Agradeço sua atenção e sigo à disposição para mais informações.

Gostou do artigo? Por favor, dê um Like, compartilhe, obrigada!

Sou a Elaine Poltronieri, Psicóloga, Psicoterapeuta Junguiana & Facilitadora das Constelações Familiares Sistêmicas. Atuo através do CRP 06/51141.

Trabalho com a Técnica Avançada em Constelações Familiares Sistêmicas, com os bonecos que se movimentam pelo campo.

Meus atendimentos são Online, Individual, Casal, Sócios e Irmãos.

Você encontra mais sobre meu trabalho nas redes sociais:
Instagram: @elainepoltronieripsicologa
Site: https://www.elainepoltronieri.com.br/

Deseja Constelar? Entre em contato. Te aguardo!
Fraterno abraço,

Constelação Familiar Sistêmica – Uma Ajuda para a Vida!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual o Sentido Biológico dos sintomas e doenças do trato Gastrointestinal: Refluxo, Gastrite e Diverticulite?

Artrite Crônica, qual o sentido biológico e como a Constelação pode ajudar?