Artrite Crônica, qual o sentido biológico e como a Constelação pode ajudar?


 

A artrite se manifesta como uma inflamação aguda e com o passar do tempo pode tornar-se crônica.

Afeta as articulações e o paciente sente dores mesmo permanecendo em repouso.

Aponta logo no início, a necessidade, que pode representar um conflito não resolvido, tanto do paciente, como pode remeter a história ancestral, de desvalorização com críticas, julgamentos e pensamentos negativos.

Seu sentido biológico apresenta-se como uma necessidade de parar ou interromper os movimentos de uma articulação, trazendo a oportunidade de que ela possa ser regenerada com mais força.

É preciso ficar atento as fases agudas, que voltam a impedir os movimentos, trazendo à tona novamente a necessidade de solucionar o conflito inconsciente que segue sem solução.

Nestas situações prolonga-se a fase de cicatrização e em decorrência disso, o paciente pode ser acometido de graves crises artríticas.

A necessidade de solução do conflito, pode apontar para algo pessoal, ou seja, daquele que constela sua doença ou pode também apontar para um conflito transgeracional que viajou durante gerações, sem ser resolvido.

O conflito pode inclusive acometer outros membros do sistema familiar do cliente com a artrite crônica.

Os conflitos podem trazer em sua raiz, situações em que trazem um tom de culpa, gesto errado ou algo que foi impedido de acontecer.

Na artrite podemos perceber uma rigidez que se forma, devido a dor, onde o órgão afetado fica rígido e paralisado, o que pode demonstrar um alto índice de críticas a si mesmo ou aos outros.

Pessoas com doenças artríticas podem tender a ser muito críticas consigo mesmas e especialmente com os outros, e podem apresentar grande tendência a se concentrar naquilo que é negativo e sombrio.

Podem apresentar uma resistência à perceber a humanidade de todos os seres.

Podem ter vivido situações onde não se sentiram amadas ou valorizadas, não só no núcleo familiar, mas na profissão também.

No campo emocional, pode trazer um forte sentimento de culpa, raiva ou até fúria. Inconscientemente segue leal às crenças familiares.

Na artrite crônica juvenil é mais comum encontrarmos um conflito ativo, seguindo, sem solução, de um projeto transgeracional. No enredamento transgeracional familiar, um filho, sempre segue um dos pais. Os emaranhamentos sistêmicos ocorrem sempre a partir dos pais.

O jovem que apresenta a artrite crônica, pode ter vivido um conflito de desvalorização com um tom de opressão infantil nos esportes, nos ambientes escolares e sociais ou ter herdado de um conflito parental.

A criança pode ter vivido uma desvalorização continuada por ter medo da noite e não pôde se refugiar com os pais.

Na artrite dos dedos, que é a inflamação nas articulações dos dedos, pode sinalizar uma crítica a algo que foi feito ou que se gostaria de fazer, como o trabalho, principalmente se afetar todos os dedos da mão.

Os dedos também simbolizam contato, carícia e demonstração de afeto. É através dos dedos das mãos, que nós humanos, desenvolvemos a sensibilidade mais fina. Pode trazer uma autocrítica de que não deveria ter feito, tocado ou acariciado.

A constelação familiar sistêmica pode contribuir para a restauração da saúde, sendo uma importante aliada no processo, uma vez que mostra ao Cliente se há envolvimentos sistêmicos que perpetuam os sintomas apresentados.

Um homem sofre de artrite severa nas mãos e trabalha com jardinagem. Ama seu trabalho e não se imagina fazendo outra coisa.

Durante a Constelação, a doença ocupa no sistema familiar do paciente, o lugar de um membro importante, o noivo anterior da mãe, que morreu em um campo de trabalhos forçados. A mãe do paciente havia esperado vários anos por sua volta, até que recebeu a notícia da sua morte.

Na medida em que as Leis Sistêmicas puderam ser restabelecidas o representante da doença pôde enfim, se retirar da constelação, trazendo alívio ao paciente e a todo o sistema familiar.

Se você deseja olhar para suas doenças ou sintomas de uma forma mais profunda, marque agora mesmo sua Constelação.

 

Com meu mais profundo respeito, encerro por aqui!

 

Agradeço sua atenção e sigo à disposição para mais informações.

 

Gostou do artigo? Por favor, dê um Like, compartilhe, obrigada!


Sou a Elaine Poltronieri, Psicóloga, Psicoterapeuta Junguiana & Especialista nas Constelações Familiares Sistêmicas. Atuo através do CRP 06/51141.


Trabalho com a Técnica Avançada em Constelações Familiares Sistêmicas, com os bonecos que se movimentam pelo campo.

 

Meus atendimentos são Online, Individual, Casal, Sócios e Irmãos.


Você encontra mais sobre meu trabalho nas redes sociais:

Instagram: @elainepoltronieripsicologa

Site: https://elainepoltronieri.com.br/


Deseja Constelar? Entre em contato. Será uma alegria receber você!

Fraterno abraço,

 

Constelação Familiar Sistêmica – Uma Ajuda para a Vida!

#constelaçãofamiliaronline #constelaçõesfamiliaressbc #constelaçãofamiliarsistemicaabc #berthellinger #sophiehellinger #institutomariokoziner #institutoverabassoi #elainepoltronieripsicologa #atendimentoindividual #atendimentocasal #paz #alma #inclusão #igualdade #dignidade #pertencimento #felicidade #saúde #sucesso #amor #alegria #fazerparte #todossomosum #evolução #crescimento #desenvolvimento #casal #paisefilhos #relacionamento #família #bem_estar #sucessofinanceiro #artritecrônica #artritejuvenil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Qual o Sentido Biológico do Diabetes?

Qual o Sentido Biológico dos sintomas e doenças do trato Gastrointestinal: Refluxo, Gastrite e Diverticulite?